}

HISTÓRIA

  História do Município de Nova Redenção . 
Nova Redenção é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 7.773 habitantes.Localizada na região da Chapada Diamantina, uma das mais belas paisagens naturais do mundo, a cidade de Nova Redenção é destaque pelo contato direto com a Natureza entre os seus destacados pontos turísticos esta o Poço Azul , Morro da Arara , Trilha do Socó e Balnerario da Peruca .

Em 1989, desmembrado do de Andaraí, é criado o município de Nova Redenção. Território primitivamente habitado por indígenas cariris, datando o descobrimento daquelas terras de 1845 ou 1846. Sua colonização deveu-se ao ciclo dos minérios que atraiu garimpeiros à região.
GentílicoRedençoense
26 de julho
Municípios limítrofes
Itaitê, Andaraí, Boa Vista do Tupim , Ibiquera
e Mucugê. 
         Continue Lendo .. A cidade de Nova Redenção foi uma região habitada pelos indígenas. Conta à história que os primeiros habitantes foram os índios cariris e maracás. Como Nova Redenção era parte da cidade de Andaraí, muitas tribos passaram por aqui, prova disso e que a região e marcada pro presença de pintura rupestres que indica que essa região foi ocupada por tribos.
Os desenhos rupestres são um dos principais patrimônios culturais deixados pelos antepassados em toda Chapada Diamantina. Muitos especialistas acreditam que essas pinturas possuem cerca de 8 mil a 35 mil anos e a sua origem está ligada a rituais religiosos.

Nova Redenção está situada no centro geográfico da chapada Diamantina, que por sua vez representa o núcleo do estado da Bahia, local onde a pré-história se apresenta de forma surpreendente,quando os paleontólogos descobriram fosseis de animais extintos a mais de 11 mil anos, sendo que a Preguiça Gigante descoberta e retirada do Poço Azul rouba a cena pela importância do achado.
Uma das riquezas naturais mais significativas da região é o rio Paraguaçu que corre mansamente serpenteando a mata, formando em determinado ponto a tão conhecida Praia da Peruca, o rio também passa no sopé do Morro das Araras escondendo as pinturas rupestres que lá estão ou ainda dificultando a entrada às grutas que estão inseridas nesse pedacinho da chapada Diamantina.
Assim é Nova Redenção, mais conhecida como a menina da Chapada, pois sua emancipação política aconteceu no ano de 1989, mas que é rica em belezas naturais encantando os visitantes que por aqui passar.
  Texto- Vera Costa e Lucilane Silva 

Você sabia ??

As descobertas da Paleontologia no Poço Azul, Chapada Diamantina, Nova Redenção – Bahia, região Nordeste do Brasil.
O Poço Azul é o palco da maior descoberta dos últimos tempos na área da paleontologia brasileira. Pesquisadores paleontólogos do Brasil e do exterior descobriram mais de 3.000 fósseis de animais pré-históricos no fundo da caverna do Poço Azul.
Foram identificados no local, mais de 40 espécies de animais pré-históricos, transformando o Poço Azul no maior sitio paleontológico submerso do Brasil.

4 comentários:

  1. Prezado,

    Gostei da tua postagem. Fiquei interessado em conhecer a cidade. Moro em Salvador e desejo saber como faço para chegar a Nova Redenção?
    Obrigado pelas letras.
    Espero que continue com este belo trabalho.

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  2. boa noite kaique moreira
    para chegar em NOVA REDENÇÃO vc pode vim de carro ou de onibus pela rodovia, de onibus voce terá que vim de salvador ate a cidade de itaberaba e depois pegar um outro onibus para Nova Redenção.

    ResponderExcluir
  3. Olá!:)
    Parabéns pela iniciativa de escrever sobre Nova Redenção. Estou fazendo um trabalho de escola sobre esse município e suas informações foram de extrema importância.
    É uma pena não ter informações sobre a econômia do município, pois meu trabalho exige que eu fale sobre.

    Obrigada.

    ResponderExcluir